pesquisa

Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning)

Informações da Formação

Objetivos

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) tem os seguintes objetivos:

  • Caracterizar os contextos/sistemas de Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências do formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativa à função de formador;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
  • Formular objetivos pedagógicos de acordo com a atividade formativa a desenvolver;
  • Conceber e aplicar metodologias adequadas aos objetivos, público-alvo e aos contextos de formação;
  • Desenvolver dispositivos de avaliação das aprendizagens como complemento à prática pedagógica e ao sistema de avaliação da formação;
  • Conceber e utilizar recursos didáticos e multimédia;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do grupo;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL

1.1 - Formador: Contextos de Intervenção

1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

Módulo 2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL

2.1 - Preparação e Concretização das Simulações

2.2 - Análise e Projeto de Melhoria

Módulo 3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO

3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional

3.2 – Diversidade no Contexto de Formação

Módulo 4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas

4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

Módulo 5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO

5.1 – Competências e Objetivos Operacionais

5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem

Módulo 6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA

6.1 – Exploração de Recursos Didáticos

6.2 – Construção de Apresentações Multimédia

Módulo 7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM

7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Módulo 8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS

8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa

8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

Módulo 9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL

9.1 - Preparação e Concretização das Simulações

9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

Formação de Formadores (B-Learning)

Detalhes

Designação da UFCD: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning)
Carga Horária: 90 horas
Formato: B-Learning- ONLINE

Este curso desenvolve-se numa sessão presencial (apresentação do curso e funcionamento), síncronas e assíncronas e tem a duração total de 90h

 

 

Inscrição e/ou solicite mais informações

pesquisa