Informações da Formação
Objetivos
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) tem os seguintes objetivos:
- Caracterizar os contextos/sistemas de Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências do formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativa à função de formador;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
- Formular objetivos pedagógicos de acordo com a atividade formativa a desenvolver;
- Conceber e aplicar metodologias adequadas aos objetivos, público-alvo e aos contextos de formação;
- Desenvolver dispositivos de avaliação das aprendizagens como complemento à prática pedagógica e ao sistema de avaliação da formação;
- Conceber e utilizar recursos didáticos e multimédia;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do grupo;
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
Módulo 2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
Módulo 3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
Módulo 4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
Módulo 5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO
5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
Módulo 6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
Módulo 7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Módulo 8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
Módulo 9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL
9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica

Detalhes
Designação da UFCD: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning)
Carga Horária: 90 horas
Formato: B-Learning- ONLINE
Este curso desenvolve-se numa sessão presencial (apresentação do curso e funcionamento), síncronas e assíncronas e tem a duração total de 90h